Fazer apenas o pagamento mínimo do cartão de crédito mantém sua conta em dia e evita multas por atraso, mas isso é tudo que faz. Mas isso não te levará muito longe na redução da dívida do seu cartão.
Se você estiver passando por uma emergência financeira, pagar apenas o mínimo por alguns meses pode ser uma forma de economizar dinheiro no curto prazo, seria errado dizer que você nunca deve fazer isso em nenhuma circunstância.
No entanto, como estratégia de longo prazo, é a receita certa para problemas sérios!
Portanto tome muito CUIDADO! com esses erro a seguir:
Quando os saldos do cartão de crédito sobem, o mesmo acontece com a taxa de utilização de crédito – a porcentagem do crédito que você está usando.
E como o índice de utilização de crédito é um fator importante em sua pontuação, saldos altos podem prejudicar gravemente seu crédito.
Isso pode tornar mais difícil sua qualificação para empréstimos acessíveis e cartões de crédito com as melhores condições. Pode até mesmo afetar sua capacidade de encontrar um emprego ou alugar um apartamento, já que os empregadores e proprietários costumam consultar o CPF dos candidatos em orgãos como SPC e SERASA.
Outra armadilha em que as pessoas costumam cair é usar seus cartões de crédito para compras regulares do dia a dia.
A menos que você siga um orçamento mensal e possa pagar facilmente o saldo total do cartão de crédito todo mês, fazer despesas indefinidas no cartão de crédito pode ser perigoso.
Ao manter compras comuns como mantimentos, fora do cartão de crédito, você dará um passo importante para manter os gastos sob controle.
Considere que um litro de leite custa em média R$4,00, se comprado com cartão de crédito acabará se transformando em uma despesa de até 400% de juros, se você não pagar o saldo no final de cada mês.
Não há razão para incorrer em juros sobre itens necessários que você deve comprar diretamente com a renda mensal em dinheiro ou cartão de débito.
As recompensas do cartão de crédito geralmente valem muito menos do que os juros extras que você acumulará se não puder pagar o dinheiro que gastou para ganhar esses bônus.
Você pode, por exemplo, receber um ponto para cada real gasto, mas provavelmente precisará resgatar 5.000 pontos para obter um desconto de R$100 em uma passagem de avião.
Uma vez que os juros cobrados sobre os saldos das contas pendentes frequentemente excedem o bônus típico de 2%, pode não ser uma troca compensadora.
Você também deve evitar se inscrever para vários cartões de crédito, independentemente dos bônus.
Se você já sabe que não gerencia bem os cartões de crédito, não adicione a tentação na forma de cartões adicionais.
Também é mais fácil perder um prazo de pagamento quando você tem mais cartões do que pode gerenciar.
Lembre-se de que algumas taxas por atraso ou pagamentos de juros eliminarão rapidamente os presentes ou recompensas de inscrição.
Contanto que você pague seu saldo integral e pontualmente todos os meses, não há nada de errado em usar cartões de crédito em vez de carregar dinheiro ou aproveitar recompensas como cashback ou milhas aéreas.
Certifique-se de que essas compras se enquadram no seu orçamento mensal.
Os cartões de crédito podem ser uma bênção para os consumidores, oferecendo muitas vantagens e benefícios.
Se você jogar suas cartas corretamente e pagar seu saldo todo mês, você nunca terá que pagar um centavo em juros.
Além disso, ser um usuário de cartão de crédito cuidadoso pode ajudar a aumentar sua classificação de crédito.
No entanto,
esses pequenos pedaços de plástico também podem ser uma maldição, especialmente se você já está nadando em dívidas ou simplesmente não sabe como controlar suas finanças.
Milhares de consumidores têm dificuldade em controlar o saldo do cartão de crédito.
Se você está entre esses consumidores, não se desespere.
Você tornará sua dívida mais administrável quando decidir mudar seus hábitos de gastos.
Para te ajudar nessa jornada pode contar conosco!
Gostou desse post?
Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!!
Acompanhe nossas redes sociais para se manter ainda mais informado com conteúdos financeiros de relevância e sem complicações.
Mande perguntas, comente, compartilhe com quem você ama!
Até mais!
Boa Sorte
Os benefícios ÍN-CRÍ-VEIS que o Smartplanner tem a te oferecer para você começar de uma vez por todas a ter controle sobre suas finanças!
Eu Quero o SmartPlanner