Felizmente, as organizações podem aliviar parte desse estresse ajudando os funcionários a administrar suas finanças pessoais e a se preparar para a aposentadoria.
Muitas organizações avaliam sua força de trabalho como pouco ou nada experiente financeiramente.
Os empregadores também estão relatando mais desafios financeiros entre os funcionários hoje do que há cinco anos e estão vendo esses desafios refletidos nas operações do dia-a-dia de seus locais de trabalho.
Empregadores – normalmente, gerentes de benefícios de RH – revelaram que seus trabalhadores estão estressados por causa de:
Segundo levantamento feito por John Gathergood, da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, analisando a saúde mental e financeira de aproximadamente 10.000 pessoas, mostrou que um em cada cinco trabalhadores relatam sentir-se extremamente estressado, principalmente por causa de seu trabalho ou finanças.
Aqueles que relataram altos níveis de estresse tinham quatro vezes mais probabilidade de sofrer de sintomas de fadiga, dores de cabeça, depressão ou outras doenças.
Eles também tinham duas vezes mais chances de relatar problemas de saúde em geral, levando a mais dias de licença médica, aumento do absenteísmo e diminuição da produtividade.
Quatro em cada cinco empregadores relatam que os problemas financeiros pessoais de seus funcionários estão afetando seu desempenho no trabalho de alguma forma, muito ou em grau extremo.
Isso está resultando em:
Mais de um quarto dos empregadores relatou que uma parte significativa de seus trabalhadores tem o desafio de sustentar seus filhos (às vezes, adultos) e ajudar pais idosos.
Para ajudar a combater esses problemas, os empregadores podem oferecer:
Os tópicos abordados nesses treinamentos incluem investimentos, poupança, seguro, orçamento, bem como questões voltadas para a aposentadoria.
Os métodos de educação mais populares incluem aulas voluntárias, calculadoras de renda, recursos online e serviços gratuitos de consultoria pessoal.
O aconselhamento de dívidas – seja fornecido por um planejador financeiro independente ou por meio de um programa de assistência ao funcionário- pode ser uma parte central para garantir as perspectivas financeiras do funcionário.
Aconselhamento eficaz geralmente começa ajudando os funcionários a limpar seus cartões de crédito, porque essa ferramenta pode se tornar uma cachoeira de dívidas e inimiga absoluta das finanças para quem não souber usa-la.
Ajudar os funcionários a viver dentro de um orçamento e a fazer um plano financeiro pode ajudar aliviar o estresse.
As organizações que oferecem educação financeira classificaram seus programas como bem-sucedidos.
Com serviços gratuitos de consultoria pessoal, aulas voluntárias e recursos online relatados como os três principais métodos de sucesso.
Os programas de educação no local de trabalho têm mais sucesso quando uma organização identifica as preocupações exclusivas de sua força de trabalho e adapta a mensagem para se adequar a esse público.
Os empregadores podem perguntar a seus participantes o que eles desejam e considerar quais tópicos seriam mais adequados.
Os empregadores relatam várias maneiras pelas quais estão adotando abordagens personalizadas para alcançar seus funcionários, incluindo educação em outros idiomas, educação para cônjuges de trabalhadores e educação direcionada com base na idade ou renda.
Um dos pontos levantados por especialistas em finanças é que, ao criar programas de educação financeira, as organizações procurem incluir a família na ação.
Afinal, boa parte do quadro é composta de trabalhadores casados, que têm filhos e companheiros — e não por jovens que moram com os pais.
“Não dá para ignorar esse fato no processo educativo”, diz Fábio Gallo, professor de educação financeira na Fundação Getulio Vargas
É muito bom ver que mais empresas estão intensificando seus esforços para integrar bem-estar financeiro e emocional, conexão social e satisfação no trabalho com seus esforços mais tradicionais para apoiar a saúde física.
Essas abordagens holísticas para o bem-estar desempenham um papel importante no envolvimento dos funcionários.
E você, como anda a sua saúde financeira no momento?
Se já teve algum problema financeiro, como você lidou? Acha que esse evento comprometeu seu desempenho no trabalho?
Compartilhe conosco suas experiências para que possamos sempre trazer mais conteúdos relevantes para você . ?
Gostou desse post?
Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!!
Acompanhe nossas redes sociais para se manter ainda mais informado com conteúdos financeiros de relevância e sem complicações.
Mande perguntas, comente, compartilhe com quem você ama!
Até mais!
Boa Sorte