Não há dúvida de que muitos de vocês que estão lendo isso estão familiarizados com o termo liberdade financeira.
Ela é o resultado onde muitas pessoas desejam chegar na vida, afinal, quem não gostaria de viver tranquilo sem se preocupar com dinheiro, não é mesmo?
Mas todos nós também experimentamos uma conta inesperada, seja uma emergência médica, conserto de carros etc. Isso pode deixá-lo em pânico, especialmente quando você já está com dificuldades para pagar suas outras contas.
Mas a liberdade financeira não é algo que acontecerá da noite para o dia, mas é extremamente possível. Mesmo se você acha que isso não vai acontecer, definitivamente pode se, você se empenhar com dedicação, estudo e perseverança.
Significa ter renda residual suficiente para cobrir suas despesas de vida.
Não se trata de ser rico e ter toneladas de dinheiro, mas ter o suficiente para cobrir suas despesas, para que você possa gastar seu precioso tempo fazendo o que gosta, em vez de fazer coisas apenas para ganhar dinheiro.
Embora seja bom ter dinheiro e poder pagar contas inesperadas, a liberdade financeira não é realmente sobre o dinheiro ou os bens que você pode comprar, mas sim sobre viver sua melhor vida.
Eu vou te contar: falta de planejamento.
Parece algo simples, mas fazer um planejamento faz toda a diferença para que você alcance suas metas de vida.
Além disso, embora seja verdade que todos os empréstimos não são maus empréstimos – como empréstimos residenciais e educacionais, que fornecem certos benefícios fiscais, estar isento de dívidas é uma opção ainda melhor do que ter um bom empréstimo. Sempre que você receber uma boa quantia, por exemplo, um bônus, pague-o pelo empréstimo o máximo que puder. Você pode esboçar um plano financeiro em torno dele.
2. Comece a investir cedo com uma abordagem baseada em objetivos: você já ouviu isso antes e ouvirá isso novamente.
Inicie os investimentos o mais cedo possível, mesmo que em pequenas quantidades, e deixe o poder do juros composto mostrar sua mágica.
Novamente, ter uma abordagem baseada em objetivos ajuda a determinar quanto dinheiro deve ser direcionado a cada investimento enquanto você cria seu orçamento mensal. Isso pode poupar o estresse financeiro desnecessário e economizar muito dinheiro.
3. Prepare-se para as incertezas da vida.
Uma coisa que pode atrapalhar o seu objetivo de liberdade financeira são as despesas invisíveis.
Então, estar pronto para isso é a chave.
Suponha que você já tenha definido seu orçamento para um mês e tenha mantido uma certa quantia como economia.
As despesas de pelo menos três a seis meses devem ser guardadas como fundo de emergência. Isso garante que você não precise mexer em seus investimentos em caso de emergência.
Portanto, para garantir que seus investimentos não sejam desperdiçados no pagamento de contas médicas, obtenha um seguro de saúde
Como discutimos anteriormente, a liberdade financeira pode ser alcançada absorvendo bons hábitos de dinheiro em sua vida cotidiana. E então você alcançara a liberdade de viver sua melhor vida.
Alcançar a liberdade financeira oferece a opção de escolher uma segunda carreira, passar mais tempo com sua família ou simplesmente fazer um período sabático para ficar com você – prazeres simples da vida que nenhuma quantia em dinheiro pode comprar, mas que vem a um custo, se não estivermos preparados financeiramente para isso.
Nesse sentido, a recomendação é utilizar um planner para cuidar desse lado por você. Afinal, quando você não faz estimativas, não consegue fazer planos a curto, médio e longo prazo, ficando sempre a sensação de viver à deriva, completamente sem noção de como está sua situação financeira!
Gostou desse post?
Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!!
Acompanhe nossas redes sociais para se manter ainda mais informado com conteúdos financeiros de relevância e sem complicações.
Mande perguntas, comente, compartilhe com quem você ama!
Até mais!
Boa Sorte
1 Comment
Muito bom esse artigo!! Adorei