Certas coisas não combinam – uma delas é misturar suas finanças pessoais com as da sua empresa.
Manter essas coisas separadas não apenas te ajuda a reduzir os problemas como:
-Questões legais, dados não organizados, erros de cálculo em impostos, problemas de contabilidade e falta de profissionalismo;
Mas também simplifica muito as coisas e facilita o gerenciamento de suas finanças.
Vejamos algumas maneiras fáceis de fazer isso.
Se ainda não o fez, estabeleça uma entidade legal separada para o seu negócio, como uma MEI OU ME. O SEBRAE tem dicas sobre qual estrutura pode funcionar para você, mas é sempre melhor obter conselhos de um especialista contábil.
Não se preocupe, leva apenas alguns minutos. Estabelecer uma entidade legal separada para sua empresa tem muitas vantagens, incluindo a capacidade de proteger seus ativos pessoais contra dívidas, perdas e ações judiciais.
Obter cartão de débito e crédito empresarial permite que você pare de usar suas contas pessoais para transações comerciais.
Além do mais um cartão de crédito empresarial pode te ajudar a construir uma pontuação de crédito empresarial mais forte, desde que você pague suas contas em dia.
Um perfil de crédito empresarial forte pode aumentar seu poder de endividamento e ajudá-lo a se qualificar para empréstimos a pequenas empresas com taxas de juros mais baixas.
Se você deseja seriamente manter suas finanças pessoais e comerciais separadas, abrir uma conta corrente estritamente para o seu negócio é uma tarefa fácil.
Se você for sábio para usa-la apenas para necessidades de negócios, pagar seus impostos torna-se uma simples questão de revisar seus extratos bancários.
Você é seu próprio patrão, então o seja formalmente! Estipule um salário para você.
Nós recomendamos uma divisão bem simples para você começar a se organizar entre finanças pessoais e empresariais.
A sua reserva de emergência pessoal nós ensinamos a planejar em outro post.
Feito isso, preencha um cheque a cada mês a partir da sua conta corrente comercial.
Transfira isso para sua conta corrente pessoal e, a seguir, comporte-se como se estivesse trabalhando para outra pessoa.
Ou seja, quando o dinheiro acabar, aperte o cinto e espere pacientemente pelo próximo pagamento.
Qual a melhor maneira de demonstrar seu compromisso em manter suas despesas pessoais e comerciais separadas do que separando fisicamente seus respectivos recibos?
Pense em boas pastas à moda antiga ou em pastas separadas em seu e-mail para recibos digitais.
Essa prática simples te ajuda a dormir melhor sabendo que, se a Receita Federal bater à sua porta, você estará preparado.
Quem não gostaria de poder dirigir o carro da empresa e viajar no jatinho da empresa.
Mas para a maioria dos proprietários de pequenas empresas, o carro que te leva à academia pela manhã, também é o que o leva àquela grande convenção de marketing em outro estado.
A mesma coisa vale para o seu celular e qualquer item que você usa regularmente para fins pessoais e comerciais.
Qualquer despesa que você possa amortizar legalmente deve ser para poupar dinheiro na hora do imposto.
Ter um consultor contábil pode te ajudar a descobrir o que é dedutível do que não é e como manter os registros corretos.
Agora você sabe a diferença entre despesas pessoais e comerciais, por isso certifique-se de que as outras pessoas envolvidas em seu negócio também o façam.
Coloque todos em alinhamento e comprometimento com os mesmos objetivos. Manter a disciplina é mais fácil se os outros estiverem fazendo isso com você.
No início, pode não ser fácil manter as coisas limpas e organizadas.
Mas mesmo que você possa trabalhar em algumas dessas dicas por um período, economizará tempo e dinheiro durante a próxima temporada de impostos, uma auditoria ou até mesmo enquanto procura financiamento.
Negócios sólidos crescem por meio de melhorias cuidadosas, e aprender a manter suas finanças pessoais e comerciais separadas é o lugar perfeito para começar.
Planeje, organize e veja como os resultados podem fazer a diferença no seu dia a dia.
Gostou desse post?
Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!!
Acompanhe nossas redes sociais para se manter ainda mais informado com conteúdos financeiros de relevância e sem complicações.
Mande perguntas, comente, compartilhe com quem você ama!
Até mais!
Boa Sorte